Prof. Dr. Antonio Carlos Lopes
A Escola Paulista de Ciências Médicas (EPCM) foi criada em 2015 pelo conceituado clínico, cardiologista e professor, Antonio Carlos Lopes, que teve a inovadora ideia de fundar a primeira escola médica temática do país. A entidade nasce com a missão de complementar a formação do estudante de medicina, especialmente aquele que está no 4º ano do curso, além de promover atualização e reciclagem do médico.
Seu modelo pedagógico moderno valoriza a verdadeira educação médica baseada na conduta humanística, estímulo à relação médico-paciente e atuação à beira do leito. A filosofia da EPCM é a busca pela formação global do médico, oferecendo ferramentas para construção do próprio conhecimento e habilidade de enxergar o doente além da doença que o acomete.
Imersa no que há de mais avançado em termos de tecnologia, esta Escola Médica tem infraestrutura para oferecer cursos presenciais e à distância, com potencial para beneficiar também residentes e médicos de todas as regiões do país.
Por isso, a EPCM investe em um currículo emancipatório, flexível, atual e baseado na comunidade, contemplando o saber emergente. Além das disciplinas convencionais, agrega temas de enorme relevância para a atuação profissional do médico, como Construção de Valores, Gestão em Saúde, Humanidades, Direito em Saúde, Ética e Bioética.
Faça parte do nosso canal no Telegram e fique por dentro de todas as novidades e notícias.
Professor Titular de Clínica Médica e Professor Titular de Medicina de Urgência da EPM/Unifesp, Professor Livre-Docente em Clínica Médica pela EPM/Unifesp, Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Cardiologia da EPM/Unifesp, Presidente da Sociedade Brasileira de Clínica Médica, Membro da Academia de Medicina de São Paulo e Diretor Presidente do Brazilian Clinical Research Institute (BCRI).
Professor adjunto de Clinica Médica e Semiologia do Curso de Medicina da Universidade Positivo, membro honorário da Academia Paranaense de Medicina, sócio fundador e vice-presidente da SBCM e sócio fundador e presidente da SBCM Regional-PR.
Prof. Dr. Mario da Costa Cardoso Filho
Doutor em Ciências com área de concentração Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Possui Título de Especialista em Clínica Médica e Certificado de Habilitação em Medicina de Urgência pela Sociedade Brasileira de Clínica Médica e Associação Médica Brasileira, Titulo de Especialista em Cardiologia e Certificado de Habilitação em Ecocardiografia pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Associação Médica Brasileira. Também é Fellow of The American College of Cardiology (FACC), Fellow of The American Heart Association (FAHA), Fellow of The European Society of Cardiology (FESC) e Fellow of The American College of Physicians (FACP).
Doutor em Direito pela PUC-SP (1995) e Livre-docente em Direito Penal pela PUC-SP (1999). Doutor em Psicologia Clínica pela PUC-SP (2015). Professor Titular em Direito Penal da PUC-SP. Atualmente é Coordenador do Núcleo de Direito Penal da Pós-Graduação stricto sensu em Direito da PUC-SP. Procurador de Justiça Aposentado do Ministério Público de São Paulo. Advogado. Parecerista e Consultor Jurídico.
Full professor at the Duke Medical Center – USA, Master in Clinical Research - Duke University, Professor Livre Docente em Cardiologia pela Escola Paulista de Medicina – UNIFESP.
Historiadora, escritora, ensaísta e graduada em Letras, pós-graduada em Gestão de Patrimônio Histórico e Cultura, membro fundadora, foi Diretora de Relações Institucionais do Instituto Orlando Villas Bôas, Diretora de Comunicação do G-Onze. Gestora do Projeto "Apoio ao Professor", em parceria com a UNESCO. A Diretoria Administrativa é responsável pela gestão acadêmica e administrativa da EPCM. É esta diretoria que prestará atendimento ao professor e ao aluno, além de buscar parcerias e novos projetos para compor a Escola Paulista de Clínica Médica. Passa pela Diretoria Administrativa a estrutura logística da Escola e o planejamento das atividades.
Possui graduação em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1994), mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), doutorado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007) e Livre-Docência em Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2012). Atualmente é professora de Direitos Humanos da graduação e da pós-graduação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Tem experiência na área de Direitos Humanos, Direito Internacional dos Direitos Humanos, Direito dos Refugiados, Direito Constitucional e Bioética. A Diretoria de Humanidades é responsável pelas Disciplinas Transversais, como Ética, Bioética, Gestão em Saúde.